sexta-feira, setembro 30, 2011

Por que o empreendedor aceita assumir riscos e possibilidades de fracassar?

Falar sobre o cenário empreendedor é algo que vai muito além de sucesso, riscos e possibilidades.
Empreendedorismo para nós é sinônimo de inovação. E atualmente o Brasil tem estado no topo junto com países que geram um numero considerável de empreendedores, segundo as revistas VEJA e SUPERINTERESSANTE.
O empreendedor é aquela pessoa ousada que supera suas dúvidas e faz acontecer, quebrando qualquer obstáculo em sua frente. Este também procura se esquivar da zona de conforto e conformismo e são pessoas que contribuem muito para o bem da humanidade. Os empreendedores são vários. Temos empresários, consultores, administradores e outros mais.
Nestes assuntos vamos citar dois casos históricos de pessoas que contribuíram muito com a humanidade com suas invenções e descobertas e fazendo uma comparação com o cenário atual.
-O empresário americano Thomas Edison não somente inventou a lâmpada, mas modernizou o mundo com suas invenções. Com 2.332 invenções registradas, ele é um exemplo de empreendedor e que mudou o mundo para melhor.
Podemos falar que o cara era bom, ou para melhor dizer, the Best.
Além da lâmpada, ele inventou o cinetoscópio, fonógrafo e entre outros. Além disso também deu uma melhorada no telefone, que tinha sido inventado pelo italiano Antonio Meucci.
A lâmpada é sem dúvida uma grande invenção e foi prova da miopia de marketing de muitas empresas de querozene para lampiões e tambem das proprias fabricas de lampiões. Isso sem falar do domínio da eletricidade que praticamente mudou o mundo.
Thomas Edison consegui criar o sistema que gerava a energia coletava distribuindo-a individualmente.
- Vamos falar de Leonardo da Vinci. Este é outro exemplo que podemos citar aqui. Embora muitos o conheçam mais pelas suas obras de artes, ele era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Leonardo era apaixonado por tecnologia e desenvolveu um protótipo de helicóptero e um tanque de guerra, Idealizou o uso da energia solar, desenvolveu a ponte giratória, roupa de mergulho, asa delta e até (acreditem) uma engenhoca que possibilita voce caminhar sobre a água.
Mesmo que tenha sido tudo isto a muitos anos atrás, a onde nao se falava em empreededorismo, diria que se Leonardo da Vinci estivesse aqui nos dias de hoje, ele com certeza seria um empreendededor. Se ele nao tivesse existido quem será que Dan Brown colocaria como referencia do Priorado de Sião em seu best seller? Albert Einstein?
Correr riscos faz parte em tudo em que fazemos. Niguém aprende sem deixar que acorra qualquer erro ou alguma falha, pois estes fazem parte da aprendizagem e neste caso, da ousadia do empreendedor.
Se este fracassar perante uma idéia executada, irá fazer tudo de novo até acertar, e possibilitado de sucesso, pois já conhece os pontos críticos em que podem leva-lo ao fracasso. Quando o empreededor teme ousar, nunca vai conhecer esses pontos críticos. Portanto ousar não siguinifica abusar da sorte e ser proveniente ao fracasso. Muitos arriscaram tudo e deram certo.
Como foi dito acima, se Thomas Edison tivesse receio em suas idéias, talvez ainda estaríamos usando velas ou lampiões para iluminar nossas casas. Cada invenção e motivo de vitória na nossa jornada futurista. Se uma pessoa tem uma idéia, ela deve concretiza-la, pois esta idéia pode prover muito para o bem da humanidade.

Postado por: Deora, Cesar e Eric